Domingo, 18 de Novembro de 2007
O Refúgio da Montanha
O REFÚGIO DA MONTANHA
O Ruído do silêncio


Fernando Pontes *

O exercício da caminhada põe-nos à mercê de diversas emoções e sentimentos. E, se alguns caminheiros são bastante discretos em relação à expressão de sentimentos outros quase que necessitam mesmo de os extravasar.
Como é sabido o desporto normalmente gera habituação. E os sentimentos de bem-estar gerados pela prática desportiva são uma das causas que induzem ao reforço e à continuação da sua prática. Há quem chegue a falar de “viciados” no desporto e, eles existem sem dúvida. Poucos dias após uma caminhada é normal já se estar ansioso pela próxima! E isto, não é só pela actividade física em si mas, muito também pelo convívio dentro do grupo.
Mas que, sensações procuramos, alienamos, atingimos numa caminhada? Por que é que as vamos encontrar em locais inesperados?. Sim porque não há sítio nem hora específica para tal.
Quando olhamos para uma paisagem carregada de tons de cor, de cheiros, de ruídos variadíssimos, reagimos de imediato e de forma muito diferente daquela a que estamos habituados diariamente, na cidade. A harmonia da natureza tem destas coisas, despoletar em nós reacções que por vezes julgávamos perdidas ou inexistentes que, por vezes eram até desconhecidas. A nossa admiração pela paisagem é incrementada com o esforço da caminhada. É como um prémio por termos atingido um local muitas vezes impossível de alcançar pelos transportes motorizados. É algo que foi uma conquista nossa.
Há quem se dedique apenas a olhar a paisagem, outros a fotografar flores, ou as formas alteradas das rochas pela erosão do vento e da chuva, ou as formas do relevo, ou os conjuntos arbóreos; e há aqueles que simplesmente procuram o silêncio ou os ruídos que o interrompem. Chegamos tão alto às vezes e, o que ouvimos? O ruído do silêncio! A ausência do ruído! Contemplamos e adoramos esses pequenos momentos únicos. Em que nos tornamos ainda mais pequenos face à Mãe Natureza.
Apesar de caminharmos em grupo, por vezes, há alturas em que nos sentimos alheados de tudo. Como se estivéssemos sozinhos. Procuramos o nosso espaço, a nossa solidão no meio da “multidão”. Muitas vezes estamos a caminhar com o grupo e damos por nós “a caminhar sozinhos”. Como se os outros não estivessem ali.
A envolvência dentro de um grupo de caminheiros permite que as pessoas se conheçam e se relacionem de forma muito diferente da que a vida quotidiana o permite. Na montanha o grupo tem de manter-se coeso. O grupo terá de garantir a segurança de todos e terá de estar preparado para resolver qualquer problema que surja. Daí que cada um compreenda o necessário equilíbrio entre individualismo e sentimento de grupo. Os momentos de diversão são mais uma fonte de bem-estar e que contribuem para o bom relacionamento e boa disposição entre os elementos dos diferentes grupos que se formam nas diferentes caminhadas.

Quando estiverem a ler este artigo o Um Par De Botas estará nos Pirinéus a subir o Monte Perdido…

Saudações montanheiras,
“A formiga é pequena, mas atravessa a montanha”
(Provérbio Árabe)


* Presidente do Clube de Praticantes
de Montanhismo
Um Par de Botas
http://umpardebotas.blogs.sapo.pt
mail: umpardebotas@gmail.com


publicado por pescador2007 às 20:13
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Piquinhos a 20 de Novembro de 2007 às 11:17
Olá Pescador,

Muito colorido o teu blogue, parabéns. Já o adicionei aos Favoritos (venho cá matar saudades das caminhadas, já que tão cedo.....). Parabéns igualmente pelas fotos, são fantásticas.

Quanto ao texto inspiradíssimo do nosso Presidente, está soberbo.

Até breve (beijos à Castanha)



De medronho a 21 de Novembro de 2007 às 10:58


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

olhares

fotos da natureza

Pé de Cabril

Serra da Cabreira

Serra da Cabreira

Serra da Cabreira

Alto da Pedrada

Alto da Pedrada

Alto da Pedrada

Alto da Pedrada

posts recentes

olhares

fotos da natureza

Pé de Cabril

Serra da Cabreira

Serra da Cabreira

Serra da Cabreira

Alto da Pedrada

Alto da Pedrada

Alto da Pedrada

Alto da Pedrada

tags

todas as tags

links
contador
contadores web
contadores web
e-mail
magalhaes2004@sapo.pt
blogs SAPO
subscrever feeds